A dor da perda de um filho

Certa vez ouvi dizer que na adversidade Jesus toma conta de todo nosso ser, de fato isso aconteceu comigo no dia 11 de outubro de 2008. Nesse dia recebi uma notícia que nenhuma mãe gostaria de ouvir, ou seja, que meu filho acabara de falecer em um acidente de moto. Naquele momento senti meu coração esfriar e ao mesmo tempo, medo, insegurança, dúvidas, e por fim tristeza tomaram conta da minha vida. Depois de algumas horas veio a confirmação de que realmente meu filho havia partido desse mundo e junto dele muitos projetos ao qual ele planejava e eu também como mãe sonhava para ele,simplesmente pararam no tempo.

A dor de não poder mais ver meu filho falar, sorrir, abraçar- me, colocar- me em seu colo, levar- me para passear, enfim não aconteceria mais. Eu não conseguia ficar em pé diante da dor que parecia me consumir e nem mesmo sequer ouvir o que as pessoas falavam para mim naquele momento. Restava- me apenas segurar a camisa de meu filho junto a meu rosto, como que em dado momento o substituísse, e chorar deitada em uma cama pois uma parte de mim também partira junto com ele. Mas como o Senhor não nos abandona nunca, eis que uma pessoa veio ao meu encontro, envolveu- me em seus braços, e disse aos meus ouvidos com autoridade que Jesus lhe concedia a seguinte frase: Assim como minha mãe ficou de pé diante de meu sofrimento, você vai ficar de pé diante de seu sofrimento, pois como filha escolhida, sentirá meu amor preencher o espaço vazio deixado em seu coração com a partida de seu filho. Sem dúvida alguma senti naquele momento, Jesus e Maria segurarem-me pelas mãos e conduzirem- me para o que seria o último momento de uma mãe diante de seu filho,que já se encontrava nos braços do Pai.

Minha dor só não foi maior que a de Nossa Senhora, que assistiu de perto todo o sofrimento de seu filho Jesus, horas antes dele morrer. Graças a Deus que teve compaixão de mim, não permitindo que meu filho sofresse. Uma frase citada na música da Adriana ( Canção Nova ) guardo em meu coração. “Lágrimas doem pra valer, mas sempre há de prevalecer. Toda vontade do Senhor presente em minha vida.” Agradeço a Jesus por ter enviado uma pessoa para ficar a meu lado durante todo tempo em que fiquei diante de meu filho, pois o Senhor quis precisar dela para amenizar minha dor, dizendo tudo aquilo que o Espírito Santo queria que eu ouvisse, para que eu ficasse de pé, conforme havia anunciado.

Meu filho foi sepultado e nossa separação foi consumada apenas fisicamente, pois ele permanece vivo para sempre em meu coração, da mesma forma que Jesus e Maria também. Sinto isso, pois na manhã seguinte ao contemplar um novo dia que surgia, perguntei ao Espírito Santo se meu filho Rafael estava feliz diante de sua nova morada, queria uma resposta concreta através de algo que pudesse ver. No mesmo instante próximo a janela de meu quarto pousou um pássaro, muito bonito por sinal, que ficou olhando para mim durante alguns minutos o suficiente para que sentisse uma paz muito grande e tivesse certeza de que minha pergunta fora respondida.

Obrigado Senhor por viver a sua palavra no evangelho de João Cap. 11 Versículos 25-26. Disse- lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá “ .

A paz de Jesus e todo amor de Maria estejam com vocês.

Autora: Gláucia, irmã do Émerson da Danielle

1.008 thoughts on “A dor da perda de um filho

  1. Obrigado Jéssica. É muito importante para mim saber que não estou sozinho. Me sinto melhor compartilhando nossas dores. É difícil aceitar, nossa médica não ajudava em nada, não dava orientações. Ela só piorou a situação. Tentamos mudar de médico mas não deu tempo. Abraços e tudo de bom para você e sua família. _ Eu amo você minha princesinha Gabriela, beijos do Papai !!!

  2. Obrigado Dona Jucilia. Sinto muito pelo seu neto, meu xará. Hoje em dia devemos ficar bem atentos, a saúde de nosso país está precária, médicos já não atendem bem, convênio não vale nada. Temos que exigir nossos direitos e ficar em cima desses médicos inúteis. Eles são pagos para cuidar de nós, a vida não é uma brincadeira. Minha filha partiu com 3 meses, porém tenho certeza que se tivesse cuidado dela corretamente desde o princípio hoje ela estaria do meu lado. Um abraço para sua família. Muito obrigado por responder fico feliz de conversar com a senhora. Boa sorte !!!

  3. Obrigado pela força Daniel, realmente fica gravado na alma, pois é impossível esquecer o momento que passamos juntos, sei perfeitamente de cada detalhe , fico lembrando todo dia. Vou tentar seguir seu conselho apesar de ser difícil, pois acho que perdi um pouco da fé. Depois de chorar e rezar por horas, dias, pedindo a Ele para curá-la e não adiantou, ela partiu. Obrigado por responder meu amigo. Valeu mesmo. Abraço.

  4. meu deus estou cada dia mas triste acho que vou morrer de tanta tristeza vendo todos seguindo enfrente se esquecendo do meu maicon acho isso tão injusto no dia 16 de outubro tive vontade de acabar com a minha propia vida pois o meu filho marcos paulo completava 18 anos de vida e o meu filho maicon douglas completava 2 meses de morto foi e esta cendo muito triste se não fosse pecado ja teria acabado com a minha vida sei que a qui ainda tem dois que precisa de min mas não consigo para de pensar em meu filhinho precisando de min e min chamando como eu gostaria de esta pertinho dele hoje chorei de uma maneira que pensei que o meu coração iria para creio eu que estou precisando de ajuda pois esta muito dificio para min pesso que as irmãs orem por min e que a paz do senhor jesus cristo esteja com todas vocês

  5. Obrigada Eliete,estou mesmo precisando de muitas orações.como e difícil conviver com essa saudade que nós corrói por dentro,que nós machuca,quando acho que não vou mais chorar…. Vem as lembranças os porquês peço ajuda do meu Enzo que ele possa me ajudar nessa caminhada sem ele.que deus cuide dele e de Nos .meu marido me da muita força por isso também peço muitas orações pra ele e meus filhos.que eu possa cada dia mais entender e aceitar essa ausência do meu filho,que Deus aumente cada dia a minha fe, para que um dia eu possa também ter a vida eterna e possa está novamente com o meu filho😇😇😇😇😇 obrigada por ter esse espaço que so nos mães de anjos sabemos o quanto e importante.

  6. BOA TARDE..
    A exato 21 dias perdi o maior amor da minha vida..Perdi meu Filipe de apenas 3 meses e 15 dias…
    Foi uma gestaçao perfeita..cercada de cuidados diarios..seu nascimento foi muito abençoado;;so que meu bebe parou de ganhar peso..
    encontrei duas pediatras incopetentes que nunca perceberam que meu filho tinha problema cardiaco e repiratorio..
    em apenas 3 meses levei meu filho 8 vezes no pediatra..Uma delas diagnosticou Refluxo.. se exame algum…
    No dia 15/09/2014 meu filho pegou uma virose..Em apenas 24 horas desde o primeiro atendimento..meu filho teve 4 paradas cardio respiratoria e 02 convulsoes…
    Eu vi meu piorar rapidamente..quase o perdi no meu colo..Perdi meu Filho as 04:15 da madrugada..
    Nao sei mais o que e vida..me tornei um robo..ocupando minha cabeça..e Morrendo por Dentro..
    peço oraçoes a todos.
    Rogo a Deus para me dar conforto..a mim e meu marido..

    • Jessica, sou o Gustavo pai da Gabriela, minha princesinha também faleceu com 3 meses e 5 dias de vida, também fomos infelizes em escolher uma incompetente, negligente, limitada, vagarosa pediatra chamada Angela, tenho um enorme ódio de citar esse nome. Vou citar alguns exemplos : _ Ela só foi pesar minha filha com 1 mês, antes disso ela disse que não iria pesá-la para não nos desanimar. E outra com 50 dias de vida receitou suco de frutas sem ao menos explicar qual frutas como fazer, etc. Começamos a dar um antibiótico para infecção de urina e depois ela mandou suspender. Sabe ela fez muita coisa errada e nunca nos ensinava nada. Como é nossa primeira filha, nós pensávamos que estava indo tudo bem. Uma semana antes dela internar na UTI, descobrimos que ela tinha uma discreta hidrocefalia. Só que o maior problema foi a infecção de intestino. Ficou 1 semana entubada, sedada, enfim, não aguento falar de tudo que ela passou pois começo a chorar. Sinto muita falta dela. Eu te amo minha filha Gabriela. Fico com os anjinhos, até o Papai e a Mamãe chegarem.

      • Gustavo, me chamo Daniel e há um ano atrás meu filho se foi, com dois meses de vida. Ainda hoje, não há dia que eu não me lembre do seu rostinho e chore por isso.
        É impossível esquecer os detalhes dessas horas de desespero que passamos. Isso não fica gravado em nossa memória (que com o tempo se apaga) mas sim em nossa alma.
        Meu amigo, (acho que posso te chamar assim), se me permite, mesmo que nesse primeiro momento sejamos tomados por sentimentos de raiva e inconformismo, mesmo que tenhamos amigos e uma família a nos amparar, apenas Deus é capaz de nos dar força e aliviar o peso de nossa cruz. Reze bastante, peça a Jesus que cuide de sua menininha e de você e sua esposa também. Só assim eu consegui continuar minha vida e ter a certeza de que um dia nos encontraremos novamente, para eu lhe dar mais um abraço, com o maior amor do mundo. Grande abraço meu amigo….

      • Gustavo, eu sou avó de um anjo que foi morar no céu, ele tbm se chamava Gustavo. O nosso (Guga) era assim que ele era tratado carinhosamente por todos nós. Ele nasceu e depois de 7 horas veio a falecer, isso tudo por causa de uma médica que confiamos e não observamos a sua incompetência. Minha nora teve uma gravidez que para nós estava normal, mais na realidade ela tinha adquirido uma diabetes gestacional. O Gustavo nasceu com 4,870 e 56 cm e com uma insuficiência cardio -respiratória. Sei bem o que é passar por essa dor da perda e quero deixar aqui o meu carinho e respeito por vc e sua esposa, Deus esteja confortando o coração de vcs e que sejas abençoados! Um grande abraço.

      • Bom Dia Gustavo..
        Eu não sei o que e ,mais doido para nós…Alem de nos culparmos por tudo…ainda temos que viver com essa incerteza que nossos bebes foram mortos por erro medico..Deus nos abençoe muito..para que possamos aprender a sobreviver..Pois a cada dia tudo fica mais dificil…O que me conforta e saber que nossos filhos estão melhores que nos…
        abraços

    • Querida Jéssica,

      A paz do Senhor Jesus esteja com você e como teu marido!

      Em Deus conseguimos esse conforto que busca, é pelo caminho da fé que podemos chegar a viver em paz com a saudade.
      Ter um filho no céu não é algo para qual estamos preparados, não há momento que nos conforte sob a desculpa de que se estava preparado, não há fato que nos conforte. Estar sem a presença física é a certeza da saudade que chega e se instala.
      Não é uma questão específica de um momento ou de algum instante é de fato um algo para a vida inteira, ter um filho no céu, é conviver com a saudade todos os dias, é conviver com a dor da separação todos os dias.
      Então o que nos resta? Resta a certeza de que tudo é provisório, de que confiar em Deus é o melhor caminho para essa jornada que chamamos de vida. E nesse instante é que vamos preparando o nosso coração para o que viveremos na eternidade.
      Sim, é dolorido, é difícil, mas temos que nos apegar a Deus e ver o outro lado, que muitas vezes só nos é revelado pela fé.
      Ter um filho no céu, é uma porta para o céu, que Deus abre para que um pai e uma mãe possam viver mais confiantes. Não que saímos do sofrimento, mas saímos do nosso presente para vivermos a esperança de um futuro único, cheio de amor e felicidade.
      Isso é fé, mistério da fé, que move o coração para a vida eterna. Isso é esperança, mistério da esperança, que desconstrói o que é passageiro e faz vivermos no hoje o que é eterno.
      Não, Deus não deseja tirar os filhos de ninguém, Deus não tem com Ele esse plano. Mas nossa humanidade é frágil. E por essa fragilidade humana, que Deus nos concedeu o Seu Filho para que possamos encontrar com os nossos no céu. Na ressurreição estaremos todos juntos, vivendo a verdade do amor que é eterno e único.
      Deus concede o Seu Filho para que os nossos filhos vivam. Amor misericordioso que não deixa de olhar para nós. Que não perde o amor por nenhum de nós..
      Podemos perguntar a Deus o por que? Podemos. Mas a resposta não retira de nós a saudade, não retira de nós o desejo de querer ter o filho próximo. Mas a certeza que temos é que a resposta Dele será sempre a mesma, “Eu te amo, confie em Mim”. A fala de amor de Deus vem sempre acompanhada por um ato de amor e misericórdia e Deus se apresenta à nós pelos sinais que de tudo ficará bem.
      Deus retira o bem de tudo, extrai o bem de tudo, porque de fato Ele te ama. E não irá deixa-la sozinha e nem desamparada.
      Jéssica entregue-se a Deus de todo o teu coração, a tua saudade continuará contigo, mas será uma saudade blindada pelo amor mais puro.
      O teu Filipe enquanto esteve aqui viveu o mais sublime do amor, e lá onde está, ele vive esse amor que é o teu e para sempre será eterno. Pois o Filipe está no coração de Deus e assim, como você também está e no coração do Pai Eterno estão ligados para todo o sempre.
      Jéssica confie em Deus e conte com nossas orações para você e para o teu marido. Deus está com vocês.

      Abraços fraternos

      Eliete Gomes

    • Querida Jessica! Também perdi minha linda princesa há 14 dias! Ela tinha cardiopatia congênita, chegou até a fazer uma cirurgia mas resistiu somente 20 dias! o que me deixou em pé foi agradecer a Deus a oportunidade de ter convivido com ela estes poucos dias! E nunca duvidar de Deus, pois tudo tem um porque na vida e nada é por acaso, um dia quem sabe saberemos, mas de momento nos resta aceitar a vontade de Deus e seguir a diante, pensando em cada coisa boa que Deus nos dá a cada dia!!! Um abraço e fique com Deus

    • Jéssica Dias, Deus esteja levando até vc o Espírito Santo consolador, que seu coração esteja sendo acalentado por Deus. Rogo a Deus que esteja ao seu lado nessa hora de tamanha dor.

  7. oi boa noite dia 28-09 14 no domingo tiraram meu filho de mim .com 13 tiro pela costa.ele so tinha 19 anos.minha vida acabo nao tenho chão mas .acabo minha vontade de vive .e uma dor que nao tem cura .meu deus oque vo faze da minha vida me ajudem senhor .a dor e horrivel.e impossivel alguem aprende a lida com a perda

    • Querida Vivian,

      A paz do Senhor Jesus esteja com você!

      Tudo é muito recente, e a sensação de ficar sem chão, sem palavras, sem a própria vida é a forma que encontramos para descrever essa dor incalculável que o amor de mãe sente quando vê o filho partir.
      Segura nas mãos de Jesus. Segure e ande, siga os passos de Jesus, olhe apenas para Jesus.
      Conforme Pedro faz, em uma noite escura, e pede para andar sobre as águas para encontrar com Jesus, olhe para frente, a noite é escura, e o vento bate forte em nós, temos vontade de cari, de afundar, mas siga adiante, coloque a fé sempre no alto, porque Jesus está a tua frente, Ele está te guardando para que não se afunde, para que as águas não te afoguem, porque Ele te salva (Mt 14, 30-33),
      Olhe sempre para frente, que as lembranças do passado sejam apenas as boas, os risos, as perninhas dando os primeiros passos, as primeiras palavras. Pense sempre no amor, no amor que foi gerado e no amor que existe entre você e o teu filho, esse amor que Deus partilha entre vocês, pois Deus não perde filhos, Deus tem em Si todos os Seus filhos.
      Saiba que Deus está do teu lado.
      Vivian, é a fé o caminho para que a tua missão seja seguida com a dignidade do amor que sente.
      Teu filho te ama, Jesus te ama. A vida pede para ser lembrada e abraçada no amor, pois a tua história de vida é muito mais bonita, porque esse teu filho faz parte da tua história. Dom da vida que ninguém tira, ninguém porque as vidas são de Deus.
      O autor da vida, Criador do mundo não perde almas.
      Vivian encontre-se em nossas orações e no agudo da dor, venha aqui falar conosco estamos aqui para que possa dividir conosco a saudade que apenas o teu coração de mãe sabe o que é.
      Deus está contigo, fale sempre com Deus, Ele sempre te escuta e te atende.

      Deus te abençoa

      abraços fraternos,

      Eliete Gomes

    • Boa tarde,Vivian
      Sinta-se abraçada por todas nós que compartilhamos a mesma dor e saudade, sabendo do reencontro, quando nossas lagrimas serão transformadas em alegria infinita.
      Lamento muito, cortou meu coração ler sua mensagem de suplica….gostaria de dizer mil palavras…falar do paraíso em que se encontram nossos filhos….orar com você…lhe abraçar e chorar contigo….mas estou congelada pela maldade humana que sem piedade arranca um filho dos braços da mãe….
      Oh,doce mãe impossível não chorar lendo sua mensagem
      Deus lhe abençoe
      Com carinho
      Cristina

    • boa noite! sei o que tu passas, é realmente algo indiscritivel, só quem passou ou passa sabe.UMA COISA LHE DIGO POR EXPERIENCIA PRORIA, SE APEGA EM DEUS E ELE AJUDARA E + NINGUEM. SENHOR JESUS CONFORTE ESTA MAE.

  8. Boa tarde! No dia 11/09/2014 meu bebê resolveu vir ao mundo.meu Enzo meu Príncipe meu lindo assim o chamava enquanto estava bem quietinho na minha barriga,so que no sexto mês de gestação ele nasceu lindo….. teve que ir direto para a uti e la permaneceu ate o dia 04/10/2014 exatamente as 15:45 deus o levou meu filho tão lindo e muito amado. Não sei porque deus o levou de mim queria tanto esse filho, como e difícil estava planejando deitar meu filho em um berço e não ali naquela urna . Tive que deixar ele sozinho naquele lugar ai como doi…peço as orações de vcs pra mim e meu marido pois tenho mais dois filhos para criar tenho medo de não acreditar mais em deus.queria tanto o meu Enzo lindo príncipe de volta.

    • Querida Luana,

      A paz do Senhor Jesus esteja com você!

      O mundo não nos oferece tantas respostas quando fazemos perguntas sobre as razões que fazem uma pessoa partir. Ou melhor, as respostas que nos são concedidas não satisfazem concretamente o nosso ser.
      Isso é motivo para nos mover e acreditar que a vida eterna é a única resposta que nos satisfaz e somos humanos, mas filhos de Deus antes dessa condição humana e por isso apenas o céu pode satisfazer a plenitude de nossas dores, de nossas questões, de nossas alegrias.
      O que significa que para tudo, não precisamos de respostas, precisamos de Deus, em Seu amor.
      Luana, Deus te ama e isso é incontestável. Veja, dentro do período que o Enzo ficou com você, ele foi amado, isso também é amor de Deus. que trouxe a você o dom da vida.
      Nossa medicina não é tão evoluída como gostaríamos que fosse, mas enquanto isso, vamos nos evoluindo na presença de Deus, é para encontrar os filhos que partiram que nos cuidamos em Deus.
      O Enzo é uma vida que não foi tirada de você, uma vida que mudou para outro lugar, uma vida que continua, e será sempre filho. Nunca deixará de ser mãe.
      Na vida eterna, o mistério da fé nos diz que a ressurreição se faz presente.
      Seu filhinho, assim como é filho de Deus, foi amado, é amado e esse significado não se perde. O amor é claro e transparente para ela não precisamos de respostas. Basta informamos a quem nos questiona, que amamos e isso é o que nos leva adiante na missão, enquanto estivermos aqui.
      Deus te ama, não esqueceu de você e está do seu lado. Clame a Deus, ore e Deus está vindo sempre continuamente em teu auxílio. Não perca a fé, e não perca a esperança.
      Considere-se em nossas orações.

      Abraços fraternos

      Eliete Gomes

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s