Reflexão de Janeiro de 2012

1ª Leitura – 1Sm 3,3b-10.19

Naqueles dias: 3bSamuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: ‘Samuel, Samuel!’ Ele respondeu: ‘Estou aqui’. 5E correu para junto de Eli e disse: ‘Tu me chamaste, aqui estou’. Eli respondeu: ‘Eu não te chamei. Volta a dormir!’ E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: ‘Samuel, Samuel!’ E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: ‘Tu me chamaste, aqui estou’. Ele respondeu: ‘Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!’ 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 😯 Senhor chamou pela terceira vez: ‘Samuel, Samuel!’ Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: ‘Tu me chamaste, aqui estou’. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: ‘Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’ E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: ‘Samuel! Samuel!’ E ele respondeu: ‘Fala, que teu servo escuta’. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. Palavra do Senhor. (texto da primeira leitura da Missa de Domingo, dia 15 de Janeiro de 2012)

Janeiro de 2012

 

 

“ ..até então não tinha ainda conhecido o Senhor.” (1Sam 3,7)

 

Janeiro é o mês da <Vocação>. O tempo no qual a Igreja, nossa amável Mãe, nos convida a afinar uma atenta escuta interior, a sabedoria do coração, isto é a ir além do nosso eu e da nossa visão superficial e restrita das coisas, para descobrir gradualmente a nossa verdadeira vocação, o nosso verdadeiro destino eterno, a chamada pessoal que Deus faz, segundo o Seu projeto especial que Ele mesmo traçou para cada um de nós.

Com a perda de nosso/a filho/a, depois dos primeiros momentos obscuros de angústia e de desespero, quando as primeiras gotas de consolação começam a trazer conforto aos nossos dias, sentimos que a devoção de antes não basta mais. Agora temos necessidade de uma fé madura, mais profunda e autêntica, que não seja só um <fazer> ou um <saber>, mas um <conhecer> o verdadeiro Rosto de Deus.

Dia após dia, nasce dentro de nós um desejo de aproximar-nos do Céu, agora habitado pelo nosso/a filho/a, e de entrar no mistério de Deus, mas nem sempre nos deixamos seduzir pela sua Palavra, irradiar pela sua luz, conquistar pelo seu amor. Freqüentemente falta uma real disponibilidade nossa de coração, uma total confiança nossa n’Ele, que possa favorecer, no profundo, aquele encontro transformante, transfigurante, que nos dá vida nova.

Às vezes nos perguntamos: O que Deus quer de mim? Na realidade, porém, não prestamos atenção à Sua palavra. Mas quando menos esperamos, talvez durante o sono, como acontece com Samuel, isto é, enquanto adormecidos pelas nossas perturbações, pelos nossos pensamentos, imersos no nosso mundo de sonhos, o Senhor, contudo, está sempre presente, está batendo à porta do nosso coração… nos chama… até que com confiança e disponibilidade também nós digamos o nosso <eis-me!>: fala Senhor, indica-me o meu caminho, irei por onde quer que me conduzas, antes não te conhecia, mas agora não deixarei cair por terra uma só palavra Tua, não passarei um momento sequer sem Ti.

Rezando e refletindo

Jesus é o Senhor da minha vida? Ele está no centro do meu dia? Estou consciente de que o encontro com o Senhor é fruto de uma atenta e autêntica escuta do coração? A minha vocação, traçada pelo Pai, já foi revelada pelo Filho com a Sua Palavra? Sei ler os acontecimentos sucessivos à Luz da Palavra? Peçamos a Maria, nossa Mãe Consoladora, para ajudar-nos a dizer o nosso <eis-me!>, com total confiança e disponibilidade de coração, como fez ela, para aproximar-nos sempre mais de Deus, do Seu mistério, de nosso/a filho/a.

(Por Andreana Bassanetti, extraído e traduzido da página eletrônica http://www.figlincielo.it)

Anúncios

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s