Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?

Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?

Não sou nada. Possuo tudo, meu ser, vida, entendimento, vontade e memória: tudo me foi dado por Deus, por isso tudo lhe pertence. Cerca de vinte anos atrás tudo o que vejo ao meu redor já estava aqui: o mesmo sol, lua e estrelas, as mesmas montanhas, mares, desertos, animais,  plantas e homens. Tudo prosseguia pelo seu determinado caminho sob o vigilante olhar da Divina Providência. E eu? Não estava aqui. Cada coisa foi feita sem mim, ninguém estava pensando em mim, ninguém podia imaginar-me, mesmo em sonhos, porque eu não existia. E vós, ó Deus, com admirável gesto de amor, vós que sois desde o começo e antes de todos os tempos, vós me tirastes do nada, vós me destes o ser, a vida, a alma, numa palavra, todas as faculdades do meu corpo e do meu espírito. Vós abristes meus olhos para a luz que emite sua irradiação ao redor de mim, vós me criastes. Por isso sois meu Senhor e eu vossa criatura. Não sou nada sem vós, e através de vós sou tudo o que sou. Não posso fazer nada sem vós. Portanto, se em algum momento não me tivésseis suportado, eu me teria resvalado para de onde vim, para o nada. Isso é o que eu sou. E ainda assim sou vaidoso e exibo diante dos olhos de Deus com orgulho todos os benefícios que ele me demonstrou, como se fossem meus.

Ó que bobo sou eu!

Beato Papa João XXIII (Diário de uma alma, fevereiro de 1900, in “João XXIII em suas próprias palavras, Santuário, 2000, pp. 16-17).

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

