O Luto na Família, por Papa Francisco

AFP4048449_Articolo

Leia a íntegra da Catequese do Papa

Na Quarta-feira, 17 de junho, o Papa Francisco, na audiência geral, propôs uma catequese sobre o luto na família. O Santo Padre começou por referir o episódio da viúva de Naim relatado por S. Lucas no capítulo 7 no qual Jesus se compadece da dor daquela mãe e nos faz ver a potência de Deus perante a morte.
Todas as famílias, sem exceção, devem lidar com a experiência da morte – afirmou o Santo Padre. A morte faz parte da vida, mas quando se dá na família, é muito difícil vê-la como algo natural. Pensemos nos pais que vivem a desoladora experiência de ter de enterrar os seus filhos, ou nas crianças que ficam órfãs: algo difícil de explicar.
“A morte toca e quando é um filho, toca profundamente” – disse o Papa. A perda de um filho é como parar o tempo, onde passado e futuro já não se distinguem. Toda a família fica paralisada. O mesmo acontece para o menor que fica órfão e, com sofrimento e que pergunta onde está o pai ou a mãe.
Jesus ensina-nos a não temer a morte – frisou o Santo Padre – mas também a vivenciá-la de forma humana. Ele mesmo chorou e ficou perturbado ao compartilhar o luto de uma família querida. Quando uma família em luto encontra forças para perseverar na fé e no amor experimenta que o amor é mais forte do que a morte – afirmou o Papa Francisco:
“No povo de Deus, com a graça da sua compaixão dada em Jesus, tantas famílias demonstram com factos que a morte não tem a última palavra. Todas as vezes que a família no luto – mesmo terrível – encontra a força de conservar a fé e o amor que nos unem àqueles que amamos, está a impedir a morte de tomar tudo. A escuridão da morte deve ser enfrentada com um mais intenso trabalho de amor.”

(Notícia da Rádio Vaticano)

Anúncios

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s