Reflexão do mês de Janeiro de 2017

“Eis o cordeiro de Deus…” (Jo 1,29)

 

Janeiro é o mês do “Conhecimento”. O tempo no qual a Palavra nos convida a conhecer o verdadeiro Rosto do Filho de Deus, Jesus. Aquele que se fez Homem por nós. Entrou na história, na nossa humanidade limitada e corrompida, para redimi-la e regenerá-la, para transfigurá-la à Sua imagem e semelhança. Agora deseja tornar-nos conscientes do maior dom que nos fez: a Vida eterna.

Como Cordeiro inocente, sem nenhuma mancha, tomou sobre Si, no centro do seu Sacratíssimo Coração, todas as nossas faltas, os egoísmos, as rebeliões, as rejeições, as dúvidas, as tibiezas, os sofrimentos e as sombras da morte.

Nos revelou os traços mais significativos e admiráveis de um amor sem limites, uma obediência total à vontade do Pai. Doou totalmente a si mesmo, até à morte de Cruz. É, de fato, Ele a tomar a iniciativa sempre por primeiro, a “vir na nossa direção” e a caminhar amoravelmente, constantemente, pacientemente, ao nosso lado.

Nos sustenta nos momentos mais escuros e fatigosos da nossa existência, quando a morte de nosso filho, de nossa filha, de um nosso ente querido, dilacera violentamente os nossos afetos, obscurece o nosso olhar e nos tira toda esperança. Mas, nós temos consciência da sua presença amorosa? Somos capazes de reconhecê-Lo?

Infelizmente temos de admitir que exatamente diante de uma provação assim dura, achamos difícil reconhecê-Lo. Como amigo, de repente, nos parece um inimigo. Nos sentimos abandonados, traídos, perdidos, de verdade, quase sempre, acabamos por escorregar nas mãos dos falsos profetas, até deixando de segui-Lo.

Se, ao contrário, reconhecemos a nossa pequenez, admitimos a incapacidade de penetrar no seu mistério de amor e declaramos, como o Batista, muito humildemente: “eu não o conhecia”, poderemos reconhecer a Sua grandeza. Também nós poderemos reconhecer o Filho de Deus, Aquele que venceu a morte e abandonarmo-nos com confiança à Sua Vontade.

Então o Céu se abrirá sobre nós, o Espírito do Ressuscitado descerá no nosso coração e o dilatará a dimensões novas, nos fará capazes de ser testemunhas autênticas, verdadeiras, credíveis do seu amor infinito.

 Rezemos: Quem é Jesus para mim? É só alguém para invocar para satisfazer as minhas necessidades, para realizar os meus projetos? Conheço verdadeiramente o verdadeiro Rosto de Jesus, Filho de Deus, esplendor da glória do Pai?

Deixo-me plasmar pela Sua Palavra, iluminar pela Sua Luz, guiar pela Sua Vontade?

Peçamos a Maria, nossa Mãe Consoladora, para ajudar-nos a viver a graça do nosso Batismo com a força do Espírito Santo para que proclamemos ao mundo o suave anúncio do Evangelho.

 

                                                                                                                      Andreana Bassanetti

Anúncios

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s