Reflexão do mês de fevereiro

biblia

“Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos…”    (Mt 5,44)

 Fevereiro é o mês do “Amor Gratuito”. O tempo no qual Jesus nos convida a entrar no grande mistério do amor divino. Nos abre a porta do Seu Sacratíssimo Coração para que possamos conhecê-lo melhor. Harmonizar o ritmo do nosso coração, imperfeito e frágil, ao Seu. Ter os Seus mesmos sentimentos, a Sua mesma gratuidade. Aprender a “amar como Ele nos ama”. Tornarmo-nos filhos do Pai nosso que está nos céus.

Nos reúne sobre o Monte e nos indica o caminho a percorrer para sermos bem-aventurados, para viver concretamente as bem-aventuranças e a sabedoria divina que encerram. É o caminho do “amor gratuito”, que nos faz amar o irmão sem nenhuma reserva, exatamente como Ele o ama, até ao dom total de si mesmo. Até ao ponto de dar a vida pelos nossos próprios inimigos.

Frequentemente, contudo, seguimos mais voluntariamente a mentalidade do mundo. Bem longe do estilo de Deus. Nós preferimos, devemos admitir, um amor mais cômodo e indolor. Em vez do dom de si e do perdão escolhemos antes o acerto de contas: “se me fazes mal, te retribuo igualmente o mal” ou a chantagem afetiva: “somente se me dás, eu te dou”.

E quando morre um filho, este particular tipo de amor chamado “amor próprio” ou “amor de si” ou “falso amor”, é ainda mais evidente. Se chega até mesmo a culpar Deus pela morte do filho “se tu quiseste afastá-lo de mim, eu me afasto de ti”, “se não salvaste meu filho ignorando as minhas orações e o meu grito de dor, eu te ignoro e não rezo mais a ti”, etc. etc.

Jesus nos convida a superar toda rebelião, a deixar o caminho da vingança, do ódio, da morte e a percorrer o caminho da vida, do amor gratuito.

É de fato o amor que recebemos do Pai, quando éramos ainda pecadores, portanto inimigos, que nos permitiu conhecer o amor gratuito de Jesus.

Embora ainda imersos na inimizade e na morte, do alto da Cruz, salvou a todos, bons e maus. E agora pede também a nós de vencer o mal com o bem, a morte com a vida. É dando gratuitamente consolação que nos damos conta de receber gratuitamente consolação.

 Rezemos:

Estamos convencidos de que o mal, sobretudo a morte, se vence somente com um coração humilde e gratuito, que não espera nada em troca?

Estou consciente de que é o amor gratuito que renova o coração e torna nova a vida?

Depois que o meu filho subiu ao Céu eu melhorei ou piorei na minha capacidade de amar? Peçamos a Maria, nossa Mãe Consoladora, para sermos dóceis ao Pai para que nos nossos relacionamentos prevaleça sempre o perdão e o verdadeiro amor.

Andreana Bassanetti

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

