Reflexão do mês de Abril

 “…Ele deveria ressuscitar dos mortos…”    (Jo 20,9)

 Abril é o mês da “ressurreição dos mortos”. O tempo extraordinário no qual a Igreja nos convida a ressurgir em Cristo, o Vivente, crucificado e ressuscitado, depois de um tremendo escuro da paixão e morte, que também nós vivemos no profundo do coração pela perda de nosso filho, de nossa filha, ou de algum outro ente querido. E eis a boa notícia, o Kerigma, o anúncio extraordinário que faz resplandecer a vida em nós. Jesus ressuscitou dos mortos, venceu a morte com o amor!

Quantas vezes, em vez disso, desconfiados e perdidos, fechados na nossa dor, incapazes de superar os nossos limites, fomos à tumba de nosso filho, em lágrimas, como Maria Madalena, convencidos que a morte o tivesse levado embora para sempre?

É o amor por Jesus que impulsiona João a ir além da morte, a atravessar o limiar do Mistério, a ver com olhos novos, os olhos da fé, a realidade que o circunda.  De fato, exatamente no sepulcro ele “viu e acreditou” (Jo 20,8) e convida cada um de nós a percorrer o mesmo itinerário, a transformar o sepulcro de lugar de morte em lugar de vida nova, berço da nossa ressurreição.

Será, de fato, o nosso amor por Jesus a impulsionar também a nós a irmos além da morte de nosso filho. Com o Ressuscitado no coração, com forças, mente e coração novos correremos também nós ao seu sepulcro. Veremos a tumba vazia e os sinais que o Ressuscitado deixou para nós. Sem atraso, com plena confiança, poderemos também nós crer que Jesus venceu a morte e está verdadeiramente ressuscitado!

“Quem acredita, vê; vê com uma luz que ilumina todo o percurso da estrada, porque nos vem de Cristo ressuscitado, estrela da manhã que não tem ocaso”. (Francisco, Lumen Fidei 1)

Refletindo e Rezando:

Creio que Jesus tenha verdadeiramente ressuscitado? Estou fechado na minha dor, ancorado na paixão e morte de meu filho ou estou disposto a acolher Jesus ressuscitado?

Quanto a Sua ressurreição ilumina a minha? O sepulcro de meu filho transformou-se em lugar de encontro com ele, portanto de vida nova em Deus?

Peçamos a Maria, nossa Mãe Consoladora, para ajudar-nos a revestir-nos das armas da luz e tornarmo-nos testemunhas alegres da ressurreição, capazes de levar o feliz anúncio de Vida a quem está ainda na escuridão das trevas e na sombra da morte.

Andreana Bassanetti

Um pensamento sobre “Reflexão do mês de Abril

  1. Lindo poema feito por uma mãe orfã …
    :)!sentimento puro que somente quem é mãe orfã pode descrever…
    Maria Ramos
    Vem meu filho, vem meu Anjo,
    Deixa eu esconder meu rosto em suas asas,
    Perder minha cabeça em seus braços
    Me abrace forte meu filho.
    Deixe-me chorar
    Molhar seu ombro com minhas lagrimas
    Lagrimas de dor e de saudade.
    Da ausência que você deixou.
    Perdoe-me meu filho
    Perdoe-me meu menino
    Dos minutos que perdi de estar ao teu lado
    Se eu pudesse ao tempo voltar…
    Se eu pudesse saber o que iria acontecer
    Eu juro meu filho
    Que não perdia tudo que agora julgo ter perdido.
    Se ao menos eu pudesse poder lhe abraçar de novo
    De poder acariciar seu rosto tão lindo
    Se eu pudesse ao menos estar com você
    Um pouquinho mais…
    Poder dizer a você, o quanto eu o amo
    o quanto você é importante para mim.
    Meu filho querido, quanto tempo eu perdi
    de desfrutar de sua companhia.
    Agora já não está mais aqui
    Mas estará sempre presente em meu coração
    Me abrace meu filho, me abrace forte
    De onde quer que você esteja
    A dor que invade meu coração
    Me faz chorar, me faz gritar
    De eu não poder, você escutar.
    Só me resta pedir a você meu anjo
    Que olhe por mim aqui na terra.
    Eu sempre estarei orando por você
    Para que encontre paz e bastante luz
    E que você possa descansar em paz
    Ao lado de Jesus…
    Eu nunca deixarei de lhe amar meu anjo
    Em meu coração, para sempre você estará vivo
    Continuará sendo sempre o meu menino,
    O meu raio de sol!
    Sua mãe, com amor e saudade…

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

