Reflexão do mês

Maio de 2017

“Se me amais…” (Jo 20,9)

 Maio é o mês do “Amor”. O tempo no qual Jesus, com um extraordinário discurso de adeus, prepara os seus discípulos para a Sua partida. Hoje as mesmas palavras de conforto e de consolação as repete a cada um de nós que vivemos a morte de um filho, uma filha, uma pessoa querida, para iluminar também a nós o caminho que leva ao Céu. Única condição: o amor por Ele.

Se me amais”, observareis os meus mandamentos – diz Jesus – se amardes o irmão como eu vos amei e estiverdes prontos a dar a vida por ele, vos aproximareis de mim e dos vossos entes queridos que estão em mim. Amar como Ele ama é, de fato, o requisito indispensável que é necessário para permanecer ligados a Ele e aos nossos entes queridos para sempre. “Não vos deixarei órfãos – nos assegura Jesus – mesmo se não o vedes fisicamente recebereis um Espírito de verdade que vos revelará interiormente a minha presença real e a de vossos entes queridos. Quanto melhor a vossa capacidade de amar, tanto mais vereis que eu vivo e os vossos entes queridos vivem, comigo. Também vós vereis, porque eu venci a morte”.

O Espírito de verdade é uma realidade interior que age no coração do homem quando é acolhido. Pode ser recebido somente se o coração está aberto a Jesus Cristo através de um relacionamento de confiança e de amoroso abandono. Tem o escopo de fazer compreender a “scientia amoris” (conhecimento do amor), o amor infinito de Jesus Cristo pelos nossos entes queridos e por nós e o nosso amor por Ele.

O Paráclito, o Espírito de verdade, nos pede, portanto, para sair do nosso mundo egoísta e nos convida a percorrer o caminho do Amor verdadeiro, a reconhecê-lo, acolhê-lo para levar depois o testemunho ao irmão que ainda está na escuridão.

Rezemos

Como vivo a presença do Espírito de verdade em mim? Experimento a sua luz, o seu sustento, a sua consolação? O que significa para mim amar Jesus Cristo? Como cultivo este vínculo com Ele? Como o exprimo na minha vida quotidiana? Como vivo a comunhão com Ele e com todos os nossos entes queridos que estão n’Ele?

Possa Maria, nossa Mãe Consoladora, ajudar-nos a levar o amor de Jesus ao irmão em dificuldade.

 Andreana Bassanetti

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

