A dor da perda de um filho

Certa vez ouvi dizer que na adversidade Jesus toma conta de todo nosso ser, de fato isso aconteceu comigo no dia 11 de outubro de 2008. Nesse dia recebi uma notícia que nenhuma mãe gostaria de ouvir, ou seja, que meu filho acabara de falecer em um acidente de moto. Naquele momento senti meu coração esfriar e ao mesmo tempo, medo, insegurança, dúvidas, e por fim tristeza tomaram conta da minha vida. Depois de algumas horas veio a confirmação de que realmente meu filho havia partido desse mundo e junto dele muitos projetos ao qual ele planejava e eu também como mãe sonhava para ele,simplesmente pararam no tempo.

A dor de não poder mais ver meu filho falar, sorrir, abraçar- me, colocar- me em seu colo, levar- me para passear, enfim não aconteceria mais. Eu não conseguia ficar em pé diante da dor que parecia me consumir e nem mesmo sequer ouvir o que as pessoas falavam para mim naquele momento. Restava- me apenas segurar a camisa de meu filho junto a meu rosto, como que em dado momento o substituísse, e chorar deitada em uma cama pois uma parte de mim também partira junto com ele. Mas como o Senhor não nos abandona nunca, eis que uma pessoa veio ao meu encontro, envolveu- me em seus braços, e disse aos meus ouvidos com autoridade que Jesus lhe concedia a seguinte frase: Assim como minha mãe ficou de pé diante de meu sofrimento, você vai ficar de pé diante de seu sofrimento, pois como filha escolhida, sentirá meu amor preencher o espaço vazio deixado em seu coração com a partida de seu filho. Sem dúvida alguma senti naquele momento, Jesus e Maria segurarem-me pelas mãos e conduzirem- me para o que seria o último momento de uma mãe diante de seu filho,que já se encontrava nos braços do Pai.

Minha dor só não foi maior que a de Nossa Senhora, que assistiu de perto todo o sofrimento de seu filho Jesus, horas antes dele morrer. Graças a Deus que teve compaixão de mim, não permitindo que meu filho sofresse. Uma frase citada na música da Adriana ( Canção Nova ) guardo em meu coração. “Lágrimas doem pra valer, mas sempre há de prevalecer. Toda vontade do Senhor presente em minha vida.” Agradeço a Jesus por ter enviado uma pessoa para ficar a meu lado durante todo tempo em que fiquei diante de meu filho, pois o Senhor quis precisar dela para amenizar minha dor, dizendo tudo aquilo que o Espírito Santo queria que eu ouvisse, para que eu ficasse de pé, conforme havia anunciado.

Meu filho foi sepultado e nossa separação foi consumada apenas fisicamente, pois ele permanece vivo para sempre em meu coração, da mesma forma que Jesus e Maria também. Sinto isso, pois na manhã seguinte ao contemplar um novo dia que surgia, perguntei ao Espírito Santo se meu filho Rafael estava feliz diante de sua nova morada, queria uma resposta concreta através de algo que pudesse ver. No mesmo instante próximo a janela de meu quarto pousou um pássaro, muito bonito por sinal, que ficou olhando para mim durante alguns minutos o suficiente para que sentisse uma paz muito grande e tivesse certeza de que minha pergunta fora respondida.

Obrigado Senhor por viver a sua palavra no evangelho de João Cap. 11 Versículos 25-26. Disse- lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá “ .

A paz de Jesus e todo amor de Maria estejam com vocês.

Autora: Gláucia, irmã do Émerson da Danielle

1.120 pensamentos sobre “A dor da perda de um filho

  1. Superar o luto requer tempo

    Sufocar a tristeza e as lágrimas pode ser prejudicial. Dê tempo ao luto, pois pode demorar semanas, meses, até mesmo anos

    A dor de perder um ente querido é singular. Toda pessoa tem o direito de chorar essa perda o quanto desejar, pois somente ela sabe a dor que passa em seu coração. Em muitos momentos de perda, sempre encontramos os “psicólogos de plantão”, os quais, com suas frases pré-fabricadas, não colaboram em nada com quem está sofrendo a separação. Muitos dizem: “Foi a vontade de Deus”, ou “Ele quis assim!” ou ainda “Foi melhor para ele”. Essas frases pobres e sem fundamento não ajudam em nada; pelo contrário, desfiguram o rosto amoroso do Senhor.

    Deus não deseja que o ser humano sofra. O sofrimento é uma condição humana, não um desejo divino. O Senhor é amor, e tudo o que desqualifica o amor de Deus é um jeito impróprio de compreendermos a vida e os seus desdobramentos.

    Muitos surgem com frases extremamente “formatadas”, afirmando: “Não chore!”. Como não chorar diante da dor da separação de alguém que nos deixou? Temos, sim, o direito de chorar o quanto quisermos e pelo tempo que desejarmos.

    Contudo, o luto é um processo e precisa ser elaborado aos poucos. Sufocar a tristeza e as lágrimas pode ser prejudicial. Dê tempo ao luto, pois pode demorar semanas, meses, até mesmo anos. Durante esse tempo, é normal que você sinta raiva, chore, se revolte e até mesmo questione Deus. É preciso viver esse “outono” para que um novo tempo comece a surgir lentamente, anunciando novas esperanças.

    Muitos querem ficar sozinhos, outros preferem partilhar sua dor com algumas pessoas. Tudo isso ajuda a elaborar o processo do luto na vida. Outros ainda buscarão forças na oração.

    Durante esse processo, muitos questionamentos podem surgir: Por que ofendi tal pessoa naquele dia? Por que não a abracei mais? Por que não lhe disse que a amava? O que não fiz que deveria ter feito? Muitos outros questionamentos poderão surgir. Não os sufoque, mas também não se prenda a eles. Carregue em seu coração a certeza de que Deus, em Seu amor, acolheu seu ente querido.

    Alguns rituais podem nos ajudar a superar para viver o processo do luto. Se desejar poderá escrever em uma folha os bons momentos que juntos viveram e também escrever as dores da saudade. Poderá ainda acender uma vela e fazer uma oração ao ente querido. Se sentir necessidade de partilhar com um amigo próximo a dor que sente em seu coração, não fique com medo. Fale, partilhe, desabafe. Nesse momento, é normal que as lágrimas venham. Deixe-as cumprir o papel de desabafo e saudades.

    No luto sentimos um vazio enorme. O coração sente que falta algo, um espaço foi aberto. A saudade dói, mas não tenha medo de sorrir novamente, de contemplar as flores, de amar e se sentir amado pelos amigos e familiares. Permita-se recomeçar. A saudade ficará, as lágrimas voltarão, pois o amor que você sente pela pessoa que se foi nunca se apagará. Este amor que você sente lhe dará forças para continuar sua vida e cuidar daqueles que também precisam do seu carinho, do seu abraço e da sua ternura.

    Padre Flávio Sobreiro

  2. Estou agora vivendo a noite traiçoeira que se abateu sobre nós…minha irmã amada neste momento,espera em grande angústia e agonia a chegada do corpo do seu filho num caixão…meu coração está despedaçado,minha alma dilacerada pela dor!Não vou suportar ver a dor da minha irmã…Deus,tenha compaixão!Tu que trouxeste aqui para ler essa história,cuida de nosso coração!Orem por nós!

    • Prezada Linda,

      Desejamos que a paz do Senhor estejam com todos vocês!

      Encontre-se em nossas orações, nosso grupo estará orando por você e por tua irmã, hoje.
      Peguem nas mãos de Deus, e pensem a todo instante que a eternidade é o lugar da alegria plena.

      Deus os abençoe profundamente,

      Eliete Gomes

    • Boa noite, Linda

      Sua irmã precisa muito de você,seja forte, mesmo com o coração despedaçado seja forte para ampara-la no pior dos momentos. A noite fria e traiçoeira na angustia na espera; o relógio martelando segundo a segundo; uma tortura cruel ao coração da mãezinha impotente mediante cruel noticia.

      Irmãs unidas mais do que nunca é como deve ser porque você será o balsamo que enxuga suas frias lagrimas. Alguém que confia para partilhar lembranças. Será o ombro sincero em quem ela pode confiar. Como gostaria de ter uma irmã …nós precisamos muito e muito de alguém que nos ampare quando a saudade chega…sua irmã agora mais do que nunca precisa do seu abraço.

      Nossa Senhora das Dores as cubra com seu Manto Sagrado…

      Senhor, confio em ti

      Abraços fraternos
      Cristina, mãe do Tales filho no céu

    • Prezada Linda, a Paz de Jesus esteja com vocês!

      Sintam-se acolhidos e abraçados por cada pai e cada mãe da Família “Filhos no Céu”.
      Vocês já estão em nossas orações. Sabemos o quanto é difícil e o quanto sua irmã e todos vocês estão sofrendo, por isso os colocamos no coração de Deus para que d’Ele venha toda paz, força, fé e esperança, tão necessários nesse momento.
      Sua irmã precisará muito de você. Que Deus te fortaleça e te capacite para estar sempre ao lado dela. Talvez não tenha palavras para conforta-la, mas basta sua presença, seu amor, e sobretudo sua fé para ajuda-la a percorrer esse duro caminho do luto.
      Contem sempre conosco. Estaremos unidos em oração por vocês.
      Que Nossa Senhora, Mãe da Consolação, envolva vocês em seu abraço consolador.
      Que o Amor de Deus conforte seus corações.
      Fraternalmente,

      Regina

  3. O meu anjinho gabriel tem dois anos e seis meses q deus o levou ele so tinha 1aninho e 10 meses como doi saber q meu grande amor e o meu primogenio nao esta mais aqui,mais quando eu li essa mensagens me deu um pouco mais de conforto…
    eu aprendi q meus sonhos pra ele realmente eu não poderia mais realizar mais meu amor nunca e nem ninguém poderia apagar e q ele sempre estara vivo em meu coração…..
    Apois tres meses da partida dele deus me enviou Miguel meu segundo filho pra amenizar a minha dor e meu trauma da perda do meu primeiro filho e pra minha felicidade o miguel e a copia do gabriel e ele e o anjo q o senhor me enviou pra q meu consolo talves chegasse pois meu sofrimento era vissivel .

    • Querida Mayara,

      A paz do Senhor Jesus esteja em teu coração!

      Deus Pai Eterno sempre envia sinais do Seu amor imenso por cada um de nós.
      No agudo da tua dor, ele te confortou com o dom da maternidade pelo Miguel, mas o dom da maternidade pelo Gabriel sempre estará em seu coração. Mistérios que a vida nos oferece.
      O querido e anjo Gabriel, cumpriu sua missão, e foi, mas não deixa de ser seu filho.
      Aqui, vive a grandeza da maternidade pelo Miguel, que tem o seu irmão que hoje, intercede junto a Deus. mistério da fé que não conseguimos explicar, mas conseguimos viver, e por viver acreditando nessa missão é que seguimos, pois sabemos que não existe um fim, existe sempre um novo começo, e quando inciarmos o nosso começo do outro lado da ponte, poderemos então dar o abraço eterno a quem partiu e lá intercede por nós.
      Encontre-se em nossas orações, os planos de Deus sempre são de amor e bondade, misericórdia e compaixão.

      Deus estará sempre cuidando da tua vida e das vidas de quem você ama.

      Abraços fraternos, encontre-se em nossas orações.

      Eliete Gomes

  4. Querida Patrícia,

    A paz do Senhor esteja com você!

    Não se tranque em perguntas para Deus, mas apenas para a Sua Graça, deixe Deus ser Pai. Ele cuidará de você, dos teus sentimentos.
    Deus te ama muito, e quer cuidar do teu coração.
    No momento da dor, no agudo, peça duas Graças para Deus, sendo a primeira para que a intensidade da tua dor diminua, e a segunda Graça é para que Ele te motive a viver com força através do amor ao próximo, amor aos irmãos e amor à caridade.
    Deus Se manifestará e ajudará a fazer com que na saudade, fique tudo o que é bom, o que é bom com o dom da vida.

    Deus te abençoe,

    Eliete Gomes

  5. faz um ano e nem sei os meses mais parei de contar.tosos os dias pergunto a deus por que tirou ele de mim.como doi.como tenho vondade de estar com ele novamente.volta pra mim daniel

Escreva aqui o seu comentário, seu testemunho, seu pedido. Em breve, responderemos. Paz e Bem!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s